«

»

jun
09

Nada se cria, tudo se copia.

Pessoal, apesar de ser da área de comunicação e marketing, muito eventualmente escrevo algo sobre o assunto aqui, sempre me reservando mais para escrever sobre política, cidadania, sociedade, etc. Enfim, se passa por aqui com frequência, sabe disso. Mas hoje eu vou abrir um parêntese porque fiquei impressionado com dois anúncios que vi, extremamente copiados.

Eu já vi muito anúncio ser copiado do outro, mas geralmente empresas de ramos bem diferentes. Por exemplo, um anúncio de vestibular se inspirar em um anúncio de refrigerante, dentre vários outros. Mas esses dias eu vi um anúncio muito bacana anunciando o Nissan Leaf, um carro movido 100% a energia elétrica. Vídeo muito legal, ilustrando um mundo em que tudo seria movido a combustão e emissão de poluentes.

Veja o anúncio do Nissan Leaf:

E agora do Renault:

E aí? Quem copiou quem?

Pelo o que o professor Eduardo Braga me explicou, ambas pertencem ao mesmo grupo. Tudo bem, mas não encontro muita justificativa em copiarem os conceitos da outra, já que possuem posicionamentos de mercado diferentes e muito menos o consumidor, em geral, sabe que são do mesmo grupo. Portanto, são enxergados como concorrentes.

Até que o Guilherme Teixeira me manda esse link, dizendo ter sido o primeiro:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>